quinta-feira, 21 de julho de 2011

83% de motociclistas acidentados morrem, aponta hospital de Fortaleza

Acidente de moto são sete vezes mais fatais que o de outros veículos.
Irresponsabilidade no trânsito é uma das causas apontada em estudo.


Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
 
Estudo realizado por médicos do hospital de Fortaleza Instituto Dr. José Frota (IJF) conclui que 83% de motociclistas envolvidos em acidente não resistem aos ferimentos e morrem. O estudo diz também que os acidente em motos matam sete vezes mais que acidentes em outros veículos.
De acordo com o chefe de emergência do IJF, Fred Uchoa, a maioria dos motociclistas que se envolvem em acidentes são jovens. "Devido ao tipo de acidente, são pacientes (em estado) graves e ficam internado durante muito tempo", diz o médico.
Os médicos do IJF comparam as mortes por acidente de moto a epidemias. Em 2010, 6.300 pacientes deram entrada no hospital por conta desse tipo de acidente. Uma média de 17 casos por dia. Durante uma hora que a equipe de reportagem da TV Verdes Mares permaneceu no hospital, foram flagrados dois pacientes acidentados em moto, um deles chegou desacordado, em estado grave.

Responsbilidade no trânsito
 O presidente da Associação Brasileira de Médicos Emergenciais do Ceará, Frederico Arnoud, recomenda que motociclistas usem capacete de segurança e obedeçam às regras de trânsito para evitar acidentes, além de educação e responsabilidade ao conduzir.

Ainda segundo o estudo do IJF, cerca de 50% dos motociclistas que chegam ao hospital por conta desses acidente estavam alcoolizados quando sofreram o acidente.
A falta de conscientização dos motociclistas também é apontada pelos médicos como fato que agava o acidentes. A equipe da TV Verdes Mares flagrou diversos casos de motociclistas que trafegavam sem capacete no Bairro Pirambu.

Um comentário:

  1. Bela postagem vereador, afinal moramos em cidades do interior onde pouco são seguidas as normas de transitos,tenho certeza que iniciativas como esta eleva mais ainda a necessidade de conscientizar aqueles que, por serem leigos ou imprudentes engrossam a triste estatítica de nosso caótico transito. emanuel-camocim

    ResponderExcluir